2º Ano

2019

Livro digital: Frutas e Legumes

Trabalho realizado pelos alunos dos 2ºs anos, período da manhã, das Professoras Alessandra, Edna, Fátima e Juliana. Como parte do projeto "Alimentação saudável", além de aprenderem algumas propriedades e benefícios de algumas frutas e legumes/verduras, os alunos também aprenderam a usar alguns recursos do "POWERPOINT" e ainda a realizar uma breve pesquisa na internet.

Para o estudo das frutas Blueberry e Gojiberry, recebemos a cooperação da Sra. Andressa Duarte, residente em Washington DC , Estados Unidos, que é formada em Educação Física e Medicina Esportiva. Recebemos um vídeo explicativo sobre as propriedades e benefícios de tais frutas, que por sinal são muito consumidas nos Estados Unidos.

Nosso trabalho foi além fronteiras!

PARABÉNS GALERINHA!!!

2ºs anos A, B, C, D

VISITA À COOP

Projeto "Alimentação Saudável e Estudo do Meio"

TURMA 2º ANO A / MANHÃ

Profª Fátima

SÁBADO LETIVO - 15/06/2019

Oficina de Jogos sobre alimentação saudável com a participação das famílias

Momentos de muito aprendizado e parceria entre professores, alunos e familiares!

TURMA 2º ANO A / MANHÃ

PROFª FÁTIMA

VISITA À ECOVIAS

PROJETO ESTUDO DO MEIO,  TEATRO E ORIENTAÇÕES SOBRE REGRAS DE TRÂNSITO. 

CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE REGRAS BÁSICAS DE SEGURANÇA AO ATRAVESSAR AS RUAS E AVENIDAS. 

PARTICIPAÇÃO E SIMULAÇÃO DOS ALUNOS COMO PEDESTRES E CICLISTAS NO TRÂNSITO. 

2º ANO A - PROFESSORA FÁTIMA


Projeto "Alimentação Saudável"

O milho

Este cereal deve sempre, que possível, ser adquirido na sua forma natural, fresca. De preferência ainda com as folhas que dão proteção aos grãos. Porém se já não for possível tê-lo ao natural com a casca, analise bem a parte inferior da espiga, se estiver macia, o milho está apto para o consumo.

As formas mais comuns de consumo do milho são: cozidos sem casca, assados em espiga inteira com manteiga por cima, em grãos se faz pipoca ou canjica de milho.

No preparo das refeições o mais indicado é o óleo de milho, já que graças às suas propriedades, ele dificulta a composição de flocos (placas) de gordura no sangue, conseguindo controlar ou diminuir então os níveis de colesterol ruim (LDL). 


Plantação do milho, junto com os alunos do 2º ano

Professora Edna

(VEJA ABAIXO)

É preciso desenvolver hábitos alimentares sadios nos alunos (e consequentemente em seus núcleos familiares), e conscientizá-los da importância de uma boa alimentação, regrada e nutritiva, para que tenham boa saúde. 

Palestra com as cozinheiras da Emeb Ramiro Gonçalez Fernandes sobre os cuidados tidos na cozinha, higienização e preparo, para uma alimentação saudável para toda a escola. 

Atividade realizada com os 2ºs anos

Professora Fátima e Professora Edna

(VEJA ABAIXO)

Aprendizagem por meio de jogos


 Hoje a aprendizagem foi por meio de jogos.  As crianças confeccionaram seus tabuleiros personalizados e iniciamos o jogo em sala “As Duas Mãos”. Esse jogo é uma sugestão do caderno de jogos do PNAIC, para que as crianças ao brincarem,  desenvolvam entre outras habilidades a relação biunívoca (termo a termo) e compreensão do sistema de numeração decimal. 

  Foi um dia produtivo e divertido! Eles gostaram bastante de aprender  matemática brincando!!!

Professora Ana Lúcia – 2º ano H

Estratégias para despertar o interesse pela leitura   

 Após as sondagens de escrita e leitura no início do ano, a professora observou que havia pouco interesse pela leitura, da parte dos alunos não alfabéticos. Gostavam da leitura feita pela professora, mas faltava gostar de ler para os colegas. 

  A professora iniciou o trabalho convidando os alunos para a leitura, o que despertou maior interesse e até disputa em ler para os demais. 

  O trabalho seguirá no segundo trimestre, com a busca de ampliação do repertório, valorização das evoluções dos alunos  e construção de comportamento leitor. 

2º E - Professora Selma