Educação Física
2019
Vivência Sensorial
Atividade multidisciplinar: Educação Física e Ciências "corpo humano - sistema sensorial" realizada pelos alunos 2°anos.
Professoras: Tamima e Vanessa
Visão, tato, audição, paladar, olfato, movimento e equilíbrio, precisam ser trabalhados para que o desenvolvimento físico, social, cognitivo e diversas outras habilidades sejam potencializada.
Nessa atividade foi proposto aos alunos que andassem com os olhos vendados pelo parque sendo guiados por outros alunos, que faziam o papel de guia. Eles exploraram o ambiente do parque balançando, escorregando e brincando com os colegas privados do sentido visão. Ao final pedi para que eles relatassem a experiência, muitos descreveram que se sentiram inseguros, perdidos e ansiosos, outros apreciaram a vivência do desconhecido, mas a maioria achou gratificante e pediram para fazer novamente.
Conversamos sobre o papel do guia ou da pessoa que oferece ajuda a uma pessoa com deficiência visual. A importância de descrever com clareza tudo que acontece ao redor para passar segurança e conforto a quem recebe o auxílio.
Estudos indicam que ao proporcionar uma variedade de estímulos sensoriais estamos ajudando a alterar a estrutura neurológica da criança. Durante estas atividades o cérebro constrói novas conexões nervosas que criam novos caminhos para melhorar as habilidades das crianças de solucionar problemas e aumentar a capacidade cognitiva do indivíduo.
Professora Tamima Neves dos Reis
Educação Física
PENSAMENTO ESTRATÉGICO E TRABALHO EM EQUIPE NA INFÂNCIA
Jogo Resgate
Educação Física
O desenvolvimento da inteligência e da agilidade mental são os principais benefícios dos jogos de estratégia. Eles estimulam a capacidade cognitiva das crianças, melhoram sua atenção e concentração.
Um bom jogo requer excelentes estratégias e para pensar estrategicamente buscamos sinergia de diversas habilidades e atitudes.
Quando proporcionamos aos nossos alunos vivências em grupo estamos oferecendo a oportunidade de exercitar habilidades como decidir, debater, respeitar e autoavaliar. Além disso as crianças desenvolvem a capacidade de ouvir e respeitar opniões diferentes, permitindo que os estudantes se unam a fim de alcançar um objetivo em comum.
Baseado nesses fatos a educação física tem importante papel na contribuição de momentos que proporcionem essas experiencias. O jogo Resgate é um pre desportivo muito apreciado pelos nossos alunos, ele é praticado no Ramiro do 1º ao 5º ano.
Professora Tamima Neves dos Reis
Indiana Jones
Indiana Jones é uma atividade que trabalha: Tempo de reação, velocidade, agilidade, trabalho em grupo.
Uma equipe (círculo externo) tenta fazer com que a bola volte rapidamente para a outra equipe (círculo interno) tem um (a) participante entre os dois círculos que tentará pegar a bola por 15 segundos. Se pegar a bola marca o ponto para sua equipe, se não pegar ponto para a outra equipe.
Professor Marco
Professora de Educação Física também lê histórias em suas aulas!
Além da abordagem de conteúdos como a ginástica, os jogos e brincadeiras, para ampliar as questões motoras e o repertório de conhecimentos sobre a cultura de infância, as aulas de Educação Física também são espaço de leitura literária, para inspirar, para motivar, para dar vontade de ler.
Para a professora Tamima:
"As leituras foram um sucesso a parte, foi muito prazeroso ler para os alunos e oferecer através dos livros uma nova possibilidade de levá-los a refletir sobre questões que acontecem no nosso dia- a- dia. Eu acredito que o fato da leitura estar presente em uma aula que eles consideram prazerosa, pode contribuir para eles relacionarem a leitura também como um momento prazeroso, sem contar que o fato de mais um professor lendo para eles não deixa de ser mais um estímulo positivo para a leitura".
Nas turmas de primeiros anos, esses foram os livros trabalhados no trimestre:
Seu corpo. Núria Roca
Quem tem medo do Ridículo? Ruth Rocha
Que bicho está no verso? Adriano Messias
ShortseStorias! Vera Andrade